Sobre ansiedade e crises de pânico


 Oi, tudo bem? Na postagem anterior - sobre PNL, eu comentei sobre ansiedade e disse que falaria num outro dia sobre isso, pois bem, cá estou. A uns meses atrás assisti um hangout da blogueira Taciele Alcolea onde ela falava sobre ansiedade e crises de pânico e, quase ninguém sabe mas, eu já tive crises horríveis de pânico. Recentemente li o livro "50 coisas que você pode fazer para controlar a ansiedade" do Wendy Green, e resolvi falar um pouco sobre o assunto.



 Pouquíssimas pessoas sabem que eu já passei por isso. É difícil falar de um assunto tão delicado quando, na maioria das vezes, é desconhecido ou simplesmente ignorado por pessoas que nunca tiveram nenhum desses transtornos e não sabem do que se tratam. Normalmente julgam como "frescura" ou "coisa da sua cabeça", afim de evitar ouvir comentários como estes, quando minhas crises estavam incontroláveis eu não falava com ninguém sobre, apenas com meus pais e mais duas pessoas próximas.

 Eu tenho uma vida normal... Mas inevitavelmente, quando a ansiedade bate e sinto meu corpo inteiro acelerar, como já conheço os sintomas da crise, eu costumo contar até dez e controlar a hiperventilação, que é uma característica do ataque de pânico causada pelo fato de se respirar muito rápido. Com tudo, mudei alguns hábitos. Adotei uma alimentação mais saudável, comecei a cuidar mais de mim, a ler mais livros, ocupar o tempo e, principalmente, a prestar mais atenção no meu corpo e na minha mente.



 O que é a ansiedade?


 Ansiedade é uma sensação de preocupação, apreensão ou pavor. Trata-se de uma reação natural a situação que julgamos estressantes e faz parte do instinto "lutar ou fugir". A ansiedade leve, de curta duração, pode nos auxiliar a ficar mais alerta e concentrados, já que provoca a liberação dos hormônios do estresse que ajudam a lidar com a ameaça percebida; a de longa duração, no entanto, tem efeitos prejudiciais sobre a mente e o corpo.  

 Formas comuns de ansiedade


 Sentir-se ansioso a acontecimento estressantes é normal, mas, se você fica ansioso a maior parte do tempo sem nenhuma razão em particular, ou tem medos irracionais e, como resultado, é incapaz de agir com naturalidade, é provável que tenha um transtorno de ansiedade. 

 Ataques de pânico


 Ataque de pânico é um sintoma comum dos transtornos de ansiedade. Um ataque de pânico é um acúmulo rápido de medo avassalador, e pode incluir diversos dos seguintes sintomas: 
  • Aceleração e irregularidade dos batimentos cardíacos, dores no peito, dificuldade para respirar.
  • Tontura, sensação de desmaio. 
  • Suores, tremor, agitação. 
  • Sensação de perigo iminente e necessidade de fugir. 
  • Medo de perder o controle.
 Os ataques de pânico podem ser desencadeados por um acontecimento traumático. 

 

Transtorno por estresse pós-traumático (TEPT)


 O TEPT é uma condição mental causada por um acontecimento traumático. Quem sofre de TEPT se percebe revivendo os acontecimentos semanas, meses ou até mesmo, anos depois, por meio de lembranças inesperadas. Os sintomas abrangem ansiedade intensa e pânico, depressão, raiva, incapacidade de se concentrar e etc.

 

O que provoca a ansiedade? 


 A ansiedade pode envolver inúmeros fatores: 
  • Sociedade
  • Gênero
  • Psicologia
  • Alimentação
  • Desconexão da natureza (alguns pesquisadores acreditam que a "desconexão" da sociedade moderna em relação a natureza é uma das causas do estresse e dos problemas de saúde mental.)

 

Consulte um médico


 A ansiedade pode ser um sintoma de inúmeras condições físicas. Se estiver sofrendo de ansiedade é aconselhável consultar um médico. 


 Dieta antiansiedade 


 Bem resumidamente... Uma alimentação equilibrada, saudável e benéfica contém grãos integrais, peixe, frango, laticínios com baixo teor de gordura, frutas e verduras frescas, nozes, azeite de oliva e bastante água. Esse cardápio abastece o corpo com todos os principais nutrientes requeridos para o funcionamento saudável do cérebro. 


 Beijos,
Juliana Sousa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário