Cabelos: dicas de cuidados e produtos


 Oi, tudo bom? Hoje eu resolvi falar um pouco sobre o meu cabelo e dar algumas dicas que funcionam comigo, e também falar sobre alguns produtos. Pra quem não sabe, eu sou uma das administradoras do grupo Cabelão já! Projeto Rapunzel no facebook. Hoje o grupo tem mais de 70 mil membros e como o próprio nome do grupo diz, é para incentivar as pessoas que querem ter cabelão. Lá tem várias dicas de cuidados e produtos, também tem muitas receitas caseiras. 

 Quero deixar claro que não sou nenhuma expert no assunto e que todas as dicas de cuidados e produtos que uso funcionam comigo, por isso vou começar falando sobre o meu cabelo...

 Fiz descoloração por cinco ou seis anos, e a pouco mais de 5 meses resolvi pinta-lo de preto azulado. Nos primeiros meses foi um choque pois já estava acostumada com o loiro e nunca fui de mudar radicalmente a cor e nem o corte, não é atoa que passei mais de 2 anos sem cortar nada. Meu cabelo é misto, um pouco oleoso na raiz e mais seco nas pontas, tenho o fio fino, raiz lisa e comprimento levemente ondulado. 

 Por conta das descolorações o meu cabelo já era mais frágil e como eu usava chapinha, praticamente todos os dias, ele era um cabelo com aspecto poroso e quebradiço. A mais de um ano resolvi parar com a descoloração desde a raiz e com a chapinha. No começo foi ruim pois já estava acostumada com o efeito super liso, mas com o tempo fui me acostumando e os fios foram tomando a forma natural deles. 




 Na primeira foto - em Dezembro de 2013, a descoloração está somente nas pontas e seco ao natural. Na segunda foto - no começo desse ano, pintado de preto e com o cabelo um pouco maior, também seco ao natural. Com a mudança de alguns hábitos e da cor, percebi que em pouco tempo meu cabelo cresceu bastante, o fio ficou mais forte e com mais brilho. 

 Minhas dicas de cuidados...

  • Use protetor térmico antes do secador, chapinha ou babyliss. Hoje existe uma variedade grande de protetores térmicos no mercado, de várias marcas e preços. 
  • Usar óleo reparador de pontas durante o dia, no meu caso, que tenho as pontas mais secas é fundamental. 
  • Lavar o cabelo dia sim e dia não, caso você não possa lavar todos os dias. Deixar o couro cabeludo sempre limpo é muito importante. 
  • Use produtos próprios para o seu tipo de cabelo. E para quem tem raiz oleosa, assim como eu, o ideal é usar um shampoo neutro ou transparente. 
  • Saber se o seu cabelo precisa de Hidratação, Nutrição ou Reconstrução é muito importante também. Assim você compra a máscara certa para o que seu cabelo precisa.
  • Não dormir com cabelo molhado ou úmido. 
  • Massagear o couro cabeludo antes do banho ajuda na circulação sanguínea.
  • Não lavar os cabelos com água muito quente. 

 Produtos...

 Como administradora de um grupo de cabelos, eu vejo muitas publicações de pessoas que postam fotos com "milhares" de produtos no box do banheiro e a única pergunta que me faço é: como ela usa tudo isso? 

 E sinceramente? Quando você tem muitos produtos, a chance de você usar todos é muito pouca. E normalmente um produto faz efeito se usado de maneira contínua, logo, se você tem vários produtos você não vai conseguir usar todos com a mesma frequência e sempre vai ter um que vai ficar de escanteio. Então, por exemplo, prefira ter uma única máscara que dê resultado ao invés de ter várias... Minha dica é: tenha poucos e bons produtos. 

 Lembrando que, produto bom muitas vezes não é aquele produto mais caro, e sim o que se adapta melhor ao seu tipo de cabelo. Pra não ter erro, antes de comprar qualquer produto pesquise resenhas sobre ele. 



  • Advance Techniques Styling, spray protetor térmico da Avon. Custa em torno de R$13,99. 
  • Thermo Cell Repair da Loreal, é um leave-in com proteção térmica também. Em torno de R$107.
  • CHI 44 Iron Guard, protetor térmico em spray. Em torno de R$76.
  • Kérastase Nectar Thermique. Também em torno de R$107.


 A linha Arginina Resist X3 da Loreal tem sido uma das minhas preferidas dos últimos meses. O shampoo é bem cremoso e o condicionador tem uma consistência bem grossa. Também li que a arginina é um aminoácido presente na queratina que ajuda no crescimento dos fios, é uma substância que conserva a fibra capilar do desgaste externo e ajuda o fio a crescer mais resistente e saudável. É uma linha bem acessível e ótima comparado ao custo. Vale a pena testar!

 Também gosto muito da linha de Jaborandi da marca Bioextratus de cosméticos naturais. É uma linha antiqueda que atua diretamente no bulbo capilar estimulando o crescimento. E tem desde o shampoo ao tônico capilar, e o preço também é acessível e você pode encontrar em farmácias. De condicionador tenho usado também o 3 minute Miracle da Aussie, é um produto importado então é um pouco difícil de achar em lojas físicas, mas se você for de São Paulo encontra na Rua 25 de Março por um preço bem bacana - de R$18 a R$35.


 E para finalizar, quero dizer que eu uso chapinha sim - como pode ver na foto acima, mas que não sou dependente dela. Como eu disse anteriormente, é tão bom sair do banho sem ter que se preocupar em secar o cabelo, fazer escova ou passar chapinha. Eu ganho muito mais tempo e meu cabelo cresce mais forte e saudável. Experimenta você também!

Beijos,
Juliana Sousa.

4 comentários:

  1. Muito bom. Estou com um problema no meu cabelo e olhando todas as dicas possíveis, pra vê se dá jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Melissa! Segue as dicas com frequência e vai ver como funciona mesmo. Beijão!

      Excluir
  2. nossa eu amei as dicas, eu não sabia que existia um grupo chamado projeto rapunzel, ainnn eu quero participar meu cabelo é grande falar bem grande até rsrs
    mas quero maior aindaaa
    amei o blog beijos blogdaxavier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! É só clicar em cima do nome do grupo que você vai para a página. Entra lá, tem várias dicas legais.

      Obrigada pelo comentário, irei visitar o seu blog. Beijão!

      Excluir